A primeira noite do festival foi marcada pela homenagem da CMF a Tony Cruz, saudoso músico e cantor madeirense. A partir daqui, as atenções voltaram-se para Vânia Fernandes (voz) que, na companhia de Júlio Resende (piano), Rafael Andrade (trompete), Ricardo Dias (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), demonstrou as suas potencialidades como cantora de jazz interpretando diversos clássicos. Além disso, cantou em dueto com Luís Sousa uma canção de Cabo Verde dedicada a Tony Cruz.
Após um breve intervalo, o espectáculo prosseguiu com Richard Galliano Tangaria Quartet, um projecto formado por Philippe Aerts (contrabaixo), Nicolas Dautricourt (violino), Rafael Mejias (percussão) e por Richard Galliano (acordeão)
"Acho que a mudança do local é benéfica", disse José Manuel Ferreira, do Funchal, dizendo que veio ver a Vânia pois é um fã e aproveitou para assistir ao concerto de Richard Galliano. Antónia Vieira, apesar da tenra idade (12 anos), confessa que já gosta de jazz: "Vim ao festival porque os meus pais vêm todos os anos". Maria João, de Gaia, está de visita à Madeira e diz que é a segunda vez que vem ao 'Funchal Jazz': "Acho este espaço mais bonito que a Quinta Magnólia. E o som é óptimo".
Fonte: Diário de Notícias da Madeira
The Logical Song dos Supertramp, Roger Hodgson, e uma morna em dueto com o convidado Luís Sousa, no Parque de Santa Catarina, Funchal, no dia 2 de Julho de 2009. As imagens são do Passeio Público da RTP-Madeira.